Axonal

 
English
CURSO ONLINE GRATUITO: BUSCA E ANÁLISE DE INFORMAÇÕES, COM FOCO EM PATENTES
5 HORAS DE VÍDEOS NA TRILHA PRINCIPAL, 20 HORAS DE ATIVIDADES - Conteúdo completo gratuito no arquivo PDF em:
- https://axonal.com.br/arquivos/PDF/Busca_e_Analise_de_Informacoes.pdf

Edições com encontros síncronos e emissão de certificado nas plataformas:
- IEP3-UNESP/Funep: https://eventos.funep.org.br/Eventos/Detalhes#/exibir/5604
- Fundação Biominas: https://biominas-academy.eadbox.com/courses/busca-e-anaise-de-informacoes-com-foco-em-patentes

O curso “Busca & Análise de Informações, com Foco em Patentes” tem como objetivo guiar os participantes em seus primeiros passos em atividades de busca e análise de informações contidas em patentes. Complementarmente, também objetiva agregar elementos que lhes permitam ir “além do básico”. na exploração do universo de informações tecnológicas de forma geral. Ao final dessa jornada, esperamos que todos consigam contar histórias sobre tecnologias ou segmentos industriais de seu interesse, com base em patentes (ou na ausência delas).

O público-alvo é bastante abrangente: desde gestores de inovação ou de grupos de pesquisa, inventores e profissionais da área de informação, ou ainda estudantes em todos os níveis, professores, bibliotecários, engenheiros, jornalistas ou historiadores. Enfim, qualquer pessoa que tenha interesse em explorar patentes como fontes de informações tecnológicas ou comerciais.

O programa está estruturado nos 6 blocos abaixo. Logo de início, utilizaremos o Google Patents como “porta de entrada” no universo de informações patentárias. Em seguida, faremos uma revisão sobre aplicações práticas de informações contidas em patentes e daremos uma olhada em algumas fontes de informações, incluindo bases de dados de patentes e de literatura técnica em geral. Na parte final, teremos materiais complementares opcionais, em que veremos e exercitaremos algumas ferramentas e técnicas de busca e análise, incluindo algumas “dicas da cozinha” e o uso de sistema comercial de busca e análise de informações Orbit Intelligence (cujo acesso depende de assinatura).

1. INTRODUÇÃO & APLICAÇÕES PRÁTICAS DE INFORMAÇÕES CONTIDAS EM PATENTES

2. FONTES DE INFORMAÇÕES – PATENTES & LITERATURA NÃO PATENTÁRIA

3. FERRAMENTAS & TÉCNICAS DE BUSCA – CAMPOS DE BUSCA EM PATENTES

4. FERRAMENTAS & TÉCNICAS DE BUSCA – EXPRESSÕES E ROTEIROS DE BUSCA

5. EXEMPLOS PRÁTICOS E DICAS ADICIONAIS
5.1. EXPLORANDO CLASSIFICAÇÕES DE PATENTES, NO ESPACENET
5.2. BUSCAS BOOLEANAS, COM MÚLTIPLOS CAMPOS E PARÊNTESES, NO ESPACENET
5.3. BUSCAS BOOLEANAS, COM MÚLTIPLOS CAMPOS E PARÊNTESES (ORBIT)
5.4. EXEMPLO DE ROTEIRO DE BUSCA (ORBIT)
5.5. BUSCA POR CITAÇÕES E SIMILARIDADE (ORBIT)
5.6. USO DE “FILTROS” PARA SEGMENTAÇÃO DE RESULTADOS (ORBIT)
5.7. LISTAS DE SELEÇÃO E PLANILHAS DE EXPORTAÇÃO (ORBIT)
5.8. EXEMPLO DE ANÁLISE DE CONJUNTO DE PATENTES - TITULAR (ORBIT)
5.9. EXEMPLO DE ANÁLISE DE CONJUNTO DE PATENTES - PAÍS (ORBIT)

6. FECHAMENTO
 

O conteúdo foi criado pelo inventor e empreendedor Henry Suzuki, quem também foi responsável pela curadoria dos materiais adicionais indicados. No contexto desse curso vale o “disclaimer” que, além de ser Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, o autor atua como agente de promoção e treinamento da Questel Orbit, Inc. no Brasil. Informações adicionais podem ser vistas em: https://www.linkedin.com/in/henry-suzuki.

O conteúdo completo do curso está disponível gratuitamente no arquivo PDF em: https://axonal.com.br/arquivos/PDF/Busca_e_Analise_de_Informacoes.pdf

Importante: Você pode assistir aos vídeos e compartilhar esse arquivo PDF gratuitamente. Já a obtenção de certificado dependerá de inscrição em plataforma online e da submissão de anotações de pontos que o participante tenha considerado relevantes ou gostaria de se lembrar futuramente sobre cada bloco.

O curso está em constante evolução. Verifique a versão mais recente do arquivo PDF acima. Vale ressaltar que o conteúdo aqui apresentado pode ter sido simplificado com finalidade didática e não deve ser tomado como aconselhamento técnico e muito menos jurídico. Situações específicas devem ser objeto de análises específicas por especialistas nos devidos segmentos.

Edições com encontros síncronos e emissão de certificados mediante inscrições nas plataformas:

IEP3-UNESP/Funep: https://eventos.funep.org.br/Eventos/Detalhes#/exibir/5604

Fundação Biominas: https://biominas-academy.eadbox.com/courses/busca-e-anaise-de-informacoes-com-foco-em-patentes


Axonal Consultoria Tecnológica Ltda.
www.axonal.com.br - axonal@axonal.com.br