Axonal

 
English
CURSO ONLINE GRATUITO: CONSTRUÇÃO DE PATENTES RELEVANTES
5 HORAS DE VÍDEOS NA TRILHA PRINCIPAL, 40 HORAS DE ATIVIDADES - Conteúdo completo gratuito no arquivo PDF em:
- https://axonal.com.br/arquivos/PDF/Construcao_de_Patentes_Relevantes.pdf

Edições com encontros síncronos e emissão de certificado nas plataformas:
- IEP3-UNESP/Funep: https://eventos.funep.org.br/Eventos/Detalhes#/exibir/5593
- Fundação Biominas: https://biominas-academy.eadbox.com/courses/construcao-de-patentes-relevantes

O curso “Construção de Patentes Relevantes” tem como objetivo guiar os participantes em seus primeiros passos na construção de patentes que realmente valham a pena serem depositadas, tramitadas e mantidas. Complementarmente, também objetiva agregar elementos que lhes permitam pensar sobre diferentes tipos de inovação, modelos de negócios, proteção intelectual e outros tipos de barreira à concorrência. Ao final dessa jornada, esperamos que todos consigam ter uma visão clara sobre “se” e “como” patentes podem adicionar valor aos seus projetos e negócios. Também esperamos que aqueles que já tenham invenções em mente possam desafiá-las e, se for o caso, venham a ter um pedido de patente relevante depositado e/ou adotem outras estratégias de proteção.

O público-alvo é bastante abrangente: desde gestores de inovação ou de grupos de pesquisa, inventores e profissionais da área de informação, ou ainda estudantes em todos os níveis, professores, bibliotecários, engenheiros, jornalistas ou historiadores. Enfim, qualquer pessoa que tenha interesse em explorar patentes em suas várias dimensões, incluindo: ferramentas de barreira comercial, fontes de informações, etc.

A premissa básica é que depositar um pedido de patente que venha a ser publicado (ou até mesmo concedido) é relativamente fácil. Por outro lado, a construção de uma patente relevante depende de muitos “detalhes” que às vezes deixamos escapar. Nesse contexto, o conteúdo foi organizado com base nos 13 blocos do “Project Model Canvas”, de autoria de José Finocchio (não confundir com o Business Model Canvas, de Alexander Osterwalder).

O conteúdo foi criado pelo inventor e empreendedor Henry Suzuki, quem também foi responsável pela curadoria dos materiais adicionais indicados. No contexto desse curso vale o “disclaimer” que, além de ser Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica, o autor atua como agente de promoção e treinamento da Questel Orbit, Inc. no Brasil. Informações adicionais podem ser vistas em: https://www.linkedin.com/in/henry-suzuki

O vídeo a seguir conta um pouco sobre a origem do curso e traz uma visão geral sobre seu conteúdo: https://www.youtube.com/watch?v=QxyzZypmC0k

O conteúdo completo do curso está disponível gratuitamente no arquivo PDF em: https://axonal.com.br/arquivos/PDF/Construcao_de_Patentes_Relevantes.pdf

Importante: Você pode assistir aos vídeos e compartilhar esse arquivo PDF gratuitamente. Já a obtenção de certificado dependerá de inscrição em plataforma online e da submissão de anotações de pontos que o participante tenha considerado relevantes ou gostaria de se lembrar futuramente sobre cada bloco.

O curso está em constante evolução. Verifique a versão mais recente do arquivo PDF acima. Vale ressaltar que o conteúdo aqui apresentado pode ter sido simplificado com finalidade didática e não deve ser tomado como aconselhamento técnico e muito menos jurídico. Situações específicas devem ser objeto de análises específicas por especialistas nos devidos segmentos.

Edições com encontros síncronos e emissão de certificados mediante inscrições nas plataformas:

IEP3-UNESP/Funep: https://eventos.funep.org.br/Eventos/Detalhes#/exibir/5593

Fundação Biominas: https://biominas-academy.eadbox.com/courses/construcao-de-patentes-relevantes


Axonal Consultoria Tecnológica Ltda.
www.axonal.com.br - axonal@axonal.com.br