Axonal

 
English
Oficina: Redação de Patentes, Além dos Guias (BELO HORIZONTE, MG)
17 de julho de 2018 (8:30-16:30). Auditório da FUNDEP - Unidade Administrativa II - UFMG

Descrição / Objetivo:
Workshop básico/intermediário, com 6 horas de duração, promovido pelo CTIT-UFMG, UFOP e Axonal com apoio da Rede Mineira de Propriedade Intelectual, Fortec, INCT Midas, FUNDEP, FUNDEPAR e Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual. Tem como objetivo apresentar distintas abordagens, práticas e dicas sobre redação de patentes, “além dos guias”, sob o ponto de vista de dois especialistas.

Público Alvo:
Pesquisadores, empresários, gestores e inventores, independentemente de conhecimento prévio sobre patentes.

Ministrantes:
Prof. Dr. Marcelo Gomes Speziali: Professor Adjunto do Departamento de Química da UFOP. Bacharel em Química e Mestre em Química Inorgânica pela UFMG, Doutor em Catálise pela UFRGS com período de estágio na Universidade Técnica de Munique (TUM-Alemanha), foi pesquisador visitante no MIT - Koch Institute for Integrative Cancer Research. Também foi coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo e da Incubadora de Empresas Incultec da UFOP no período de 2014-2017. Especialista na área de proteção à Propriedade Intelectual - Patentes (busca prévia, escrita e correção de relatórios descritivos).

Henry Suzuki: Sócio Diretor da Axonal Consultoria Tecnológica. Principal Consultant da Innovalyst (US), Consultor Colaborador da Questel Consulting (FR). Agente da Propriedade Industrial. Especialista em bases de dados técnicas, patentárias e científicas. Graduado em Farmácia e Bioquímica pela USP e pós-graduado em administração de empresas pela ESPM. Titular da Cadeira nº 2 da Academia de Ciências Farmacêuticas do Brasil - Academia Nacional de Farmácia. Empreendedor. Inventor.

Agenda / Conteúdo:
As atividades serão desenvolvidas em dois blocos de 3 horas, em que os conteudistas se intercalarão na apresentação do tema, incluindo uma rápida revisão sobre questões conceituais e práticas envolvendo patentes, seguida de dicas “mão na massa” sobre redação de patentes.

- Revisão de fundamentos sobre patentes e seu impacto prático na redação e tramitação de patentes.
- Guias, manuais e outros materiais úteis na redação de patentes
- Erros comuns em redação de patentes (e como contorná-los)
- Exemplos práticos, com aplicação dos conceitos abordados
- Estudos de caso sobre “efeitos surpreendentes” e outras questões envolvendo atividade inventiva
- Anatomia das reivindicações e do relatório descritivo

Data / Horário:
17 de julho de 2018 das 9:00 às 12:00 e das 13:30 às 16:30. O cadastramento dos pré-inscritos pelo site será realizado no local do evento, das 8:30 às 9:00. As atividades terão início pontualmente às 9:00. Como as vagas são limitadas, é imprescindível a pré-inscrição neste site e aprovação prévia pelo comitê organizador.

Local e Dados de Contato:
Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
Auditório da FUNDEP - Unidade Administrativa II, 5º Andar
Av. Presidente Antonio Carlos, n. 6627 - Pampulha
Belo Horizonte - MG - CEP: 30161-970
Tel: (31) 3409-4033; E-mail: info@ctit.ufmg.br

Certificados de participação serão emitidos em formato eletrônico de 3-5 dias após o evento.


MATERIAIS PARA DOWNLOAD:

Marcelo Speziali:
https://www.dropbox.com/sh/eqs5hp8zas2d63c/AABcSriqaxrrBfwOhWT65on0a/Minicursos/Minicurso%20reda%C3%A7%C3%A3o%20de%20patentes%20UFMG-Fundep%202018?dl=0

Outros materiais sobre propriedade intelectual, metodologia científica, busca de informções, etc.: http://professor.ufop.br/marcelo/disciplinas


Henry Suzuki:
http://www.axonal.com.br/arquivos/PDF/Redacao_de_Patentes_Alem_dos_Guias_Henry_Suzuki_2018.pdf

Vídeos e outros materiais sobre aspectos básicos sobre patentes, busca e análise de informações contidas em patentes: http://www.axonal.com.br/capacitacao_info.php?id=115


Não serão distribuídos materiais didáticos impressos. Apostilas e outros materiais em formato eletrônico estão disponíveis para download nos links acima. Certificados de participação serão emitidos em formato eletrônico de 3-5 dias após o evento.




Axonal Consultoria Tecnológica Ltda.
www.axonal.com.br - axonal@axonal.com.br